segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

DESVIO DE FUNÇÃO




DESVIO DE FUNÇÃO

Quando usamos um objeto para uma finalidade diferente daquela para a qual ele foi projetado e construído, podemos, eventualmente, incorrer em grande desperdício e prejuízo. Quanto maior será a perda, se dedicarmos nossas vidas a propósitos diferentes ou até mesmo contrários àqueles para os quais Deus nos chamou?
Sansão foi escolhido, capacitado e ungido para ser juiz e libertador de Israel. Contudo, o inimigo o colocou para girar um moinho no cárcere e servir de palhaço.
Quando poderia estar cultuando a Deus no tabernáculo, foi levado ao templo de Dagom, o falso deus dos filisteus.
A bíblia fala também de um jovem profeta, enviado pelo Senhor à cidade de Betel para profetizar contra o altar de Jeroboão. Conforme a ordem de Deus, ele deveria ir e voltar, sem parar para comer pão nem beber água, mas o jovem fez exatamente o que Deus proibiu. Coisas simples e aparentemente inofensivas podem ser fatais, principalmente quando sabemos que Deus nos alertou. Como consequência, o moço foi morto por um leão no caminho (1Rs.13).
Deus tem um propósito para nós, mas o inimigo faz de tudo para nos desviar da missão, de modo que façamos outra coisa, de preferência pecaminosa, mas não necessariamente desse tipo. Até coisas boas podem servir para desvirtuar o nosso objetivo. O que acontece é que a tentação do desvio envolve ganhos e vantagens.
Satanás tentou desviar o próprio Jesus de sua função salvadora, quando lhe ofereceu os reinos do mundo e a glória deles (Mt.4). Entretanto, Cristo estava bem consciente da vontade do Pai e não aceitou as propostas do maligno.
Sobretudo, precisamos tomar cuidado para que o pecado não nos domine de tal forma, que não venhamos a praticar as boas obras que o Senhor deseja.
Os discípulos foram chamados por Cristo para serem apóstolos, mas um deles tornou-se um traidor. Quanto aos outros, foram desafiados a se dedicarem ao serviço social, algo nobre e bom, todavia disseram:
"Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra" (Atos 6:2-4).
Somos livres para fazermos tantas coisas boas na vida, mas devemos ficar atentos para que o principal não seja esquecido. Nesse sentido, Paulo escreveu a Arquipo e Timóteo:
"Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras" (Colossenses 4:17).
"Faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério" (2 Timóteo 4:5).
Pr. Anísio Renato de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário