Ouça nosso podcast em https://anchor.fm/anisio-renato-de-andrade
Adquira nossa coletânea 100 Esboços de Pregação
Inscreva-se no nosso canal do youtube aqui
Siga-me no Facebook
INTERESSES OCULTOS
Por trás de quase tudo nesta vida existe algum tipo de interesse, bom ou mau, certo ou errado.
Por trás de um sorriso, de um abraço ou de um convite, pode haver uma intenção secundária, notória ou oculta. Cuidado!
Fora dos nossos círculos de confiança, talvez seja necessário fazer uma pergunta silenciosa: "O que esta pessoa quer"? Não sejamos enganados com palavras, títulos e aparências. Algumas vezes, é fácil descobrir a intenção, outras nem tanto.
Existem interesses legítimos, direitos que devem ser respeitados. É o caso do lucro nas relações comerciais e o salário nas relações trabalhistas. É sempre desejável o equilíbrio entre os benefícios para as partes envolvidas, de acordo com proporções razoáveis.
Todo interesse, mesmo que seja positivo, só é legítimo dentro do contexto adequado, e isto envolve uma série de circunstâncias, tais como o tempo, o modo, o lugar e o tipo das relações. O desejo sexual é um exemplo.
A indevida combinação desses elementos pode desqualificar alguns desejos que devem, portanto, ser reprovados e abandonados.
Quando existe transparência nas relações, ficando bem claro o bom objetivo das partes, dentro da lei e da ordem, pode ser que tenhamos uma situação positiva e proveitosa para todos.
O problema que muitas vezes ocorre é a ocultação de interesses escusos sob a máscara da bondade. Há quem ofereça ajuda, quando o propósito oculto é a exploração.
A bíblia nos mostra um exemplo naquele episódio, quando Maria derramou um perfume sobre Jesus:
"Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava" (Jo.12.4-6).
Portanto, até entre os seguidores de Cristo, em todos os tempos, existem pessoas mal intencionadas ou simplesmente movidas pelo egoísmo. Alguns querem apenas usar o nome de Jesus para alcançar fama, dinheiro e poder.
Certamente, não podemos generalizar, pois existem também aqueles que foram transformados pelo evangelho e têm o amor de Deus em seus corações. Uma das principais características do amor é buscar o interesse da pessoa amada e não apenas o seu próprio.
Pr. Anísio Renato de Andrade