segunda-feira, 22 de novembro de 2021

QUEBRA DE MALDIÇÕES

 


Adquira nossa coletânea 100 Esboços de Pregação
Inscreva-se no nosso canal do youtube aqui
Siga-me no Facebook

QUEBRA DE MALDIÇÕES

A bíblia fala sobre maldições (Dt.28, etc), mas não ensina rituais para quebrá-las. Esse tipo de prática não existe na bíblia. Jesus não fazia isso, nem os apóstolos.

A conversão resolve essa questão de uma vez por todas, pois Jesus assumiu as maldições em nosso lugar (Gal.3.13).

O problema é que muitas pessoas nem sabem o que é maldição. Trata-se de uma praga falada contra alguém. Quem fala precisa ter autoridade sobre quem recebe, e este, por sua vez, precisa ter culpa, pois está escrito: "A maldição sem causa não virá" ou "não se cumprirá" (Pv.26.2).

A maioria das maldições bíblicas foram faladas POR DEUS. Será que alguém pode quebrá-las? Hoje, muitos falam de maldição como se fosse obra de Satanás. Quebra de maldição e expulsão de demônios são assuntos que se misturam indevidamente.

O escape que Deus providenciou é a obra de Jesus na cruz. Quando nos convertemos, tomamos posse dessa libertação. Daí em diante, estamos protegidos contra toda e qualquer maldição, a não ser que abandonemos o Senhor, voltando à perdição. Neste caso, trata-se de apostasia. 

Muitas coisas são confundidas com maldições: traumas, influência do exemplo dos pais, doenças hereditárias, situação sócio-econômica, etc.

Não devemos amaldiçoar ninguém (Rm.12.14) nem podemos inventar maldições ao nosso belprazer, indo além do que está escrito (1Co.4.6).

Esse assunto de maldição virou mania de alguns líderes. Para eles, tudo é maldição. A falta de conhecimento e de discernimento dá lugar à generalização. Maldição de pobreza? Maldição do desemprego? Maldição da doença. Só não falam da "maldição da heresia e da ignorância". O que está valendo em alguns casos é a criatividade e nem tanto o conhecimento bíblico. 

Sejamos criativos nas coisas naturais, mas não podemos ser criativos na doutrina. A criatividade doutrinária, associada à ambição de alguns líderes, produz religiões como o catolicismo. E tem aqueles que vivem inventando demônios. É espírito disso, espírito daquilo. Já tem até "espírito de carnalidade"!!! É uma boa forma de jogar a culpa de tudo em Satanás e fugir da responsabilidade humana.

Estamos sempre lidando com as consequências dos nossos atos. Chamar isso de maldição é algo sem fundamento.

Pr. Anísio Renato de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário