Ouça nosso podcast em https://anchor.fm/anisio-renato-de-andrade
Adquira nossa coletânea 100 Esboços de Pregação
Inscreva-se no nosso canal do youtube aqui
Siga-me no Facebook
MACHISMO E FEMINISMO
São duas formas de estupidez. A segunda é filha da primeira. São atitudes extremas que beneficiam um sexo em detrimento do outro.
O equilíbrio é necessário, mas homem e mulher nunca serão iguais. Deus os fez diferentes e lhes deu direitos e deveres distintos em algumas áreas da vida e equivalentes em outras.
A bíblia apresenta e defende um modelo de sociedade patriarcal, mas não machista.
Ao criar macho e fêmea, Deus deu a ambos o domínio sobre a terra (Gn.1.26-28). Temos aqui o direito administrativo de homens e mulheres.
Na família, ambos administram o lar (Pv.31.15, 27; 1Tm.3.4,12). Filhos menores devem se sujeitar ao pai e à mãe. Neste ponto, a bíblia enfatiza o lugar de honra da mulher ao lado do esposo. O quinto mandamento diz: "Honra teu pai e tua mãe" (Ex.20.12).
Os Provérbios apresentam homem e mulher como fontes de mandamento e doutrina para os filhos (Pv.1.8 ).
Algumas vezes, a esposa assume todas as responsabilidades familiares devido à ausência ou desvios de caráter do esposo, como foi o caso de Nabal (1Sm.25).
A lei de Moisés enfatiza a autoridade do homem, mas contém mandamentos que garantem direitos femininos (Lv.18.7-13).
A bíblia valoriza e engrandece a mulher de modo muito superior às civilizações dos tempos bíblicos. Por exemplo, está escrito que o homem casado vive para agradar a esposa (1Co.7.33). Que afirmação forte do apóstolo Paulo! Este dever masculino sobrepõe-se, inclusive, às obrigações ministeriais, caso haja necessidade de escolher entre ambos. Por outro lado, a mulher deve submeter-se ao marido, ou seja, é dele a última palavra. O resultado de todas estas determinações é o equilíbrio.
Submissão não é sinônimo de humilhação nem abuso, mas um lugar de proteção em amor. Por exemplo, Deus nunca mandou a mulher à guerra, mas sim o homem. O marido deve dar a sua vida pela esposa, se preciso for. Ela deve ser sustentada e protegida por ele. O contrário, na vida adulta, é vergonhoso, ainda que seja necessário em algumas circunstâncias.
A bíblia não preconiza a anulação das mulheres. O capítulo 31 de Provérbios, por exemplo, mostra uma série de possibilidades para ela na sociedade, sem prejuízo do seu papel de esposa e mãe.
A civilização humana caracterizou-se muito pelo machismo e a busca pelo equilíbrio tornou-se necessária. Nossa sociedade ainda precisa melhorar muito nesse aspecto.
As mulheres não devem ser usadas como objetos pelos homens, mas amadas e respeitadas.
Entretanto, o feminismo tem ultrapassado a busca legítima por direitos, transformando-se em desprezo pelo sexo oposto. Feministas, via de regra, são contra o casamento e dizem que não precisam dos homens. Algumas querem ser homens. Assim, a necessária colaboração entre os sexos transforma-se numa batalha que pode levar casais ao divórcio.
A luta extrema de algumas mulheres pela igualdade lhes faz perder ou renunciar o dom e o privilégio da maternidade.
O aborto, em muitos casos, é um instrumento desse processo cruel e desumano.
A pior forma de feminismo tende para a bruxaria e o lesbianismo.
Apesar de todas as realizações e conquistas de tais pessoas, o preço final pode ser a solidão.
Pr. Anísio Renato de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário